Reabilitação

Tem por objetivo proporcionar à pessoa com deficiência neurológica habilitação e reabilitação por meio de ações articuladas, a garantia de seus direitos, prestação de serviços, apoio à família, bem como a melhora na qualidade de vida e sua integração social.

Serviço conveniado com a Secretária Municipal de Saúde.

O Setor fisioterápico proporciona uma forma de tratamento cujo objetivo maior é fazer com que o portador de deficiência física consiga alcançar o máximo de sua capacidade funcional dentro dos limites impostos pela patologia.
A fisioterapia da CEPAC é composta por 3 fisioterapeutas, que realizam seções individuais com abordagem das disfunções motoras e respiratórias.
Para tal, são utilizados métodos atuais e conceituados como a cinesioterapia e a eletroterapia.
Orientações aos familiares quanto a realização de exercícios domiciliares, bem como a utilização de órteses e mobiliário adaptado para a realização de AVDs (Atividades da Vida Diária).
Sempre que necessário são realizadas visitas domiciliares, bem como orientações aos professores e monitores do Núcleo Educacional da Entidade, quanto ao posicionamento e possíveis adaptações.

Atua na área de disfagia que são os distúrbios de comunicação e linguagem além de disturbios de aprendizagem.
O atendimento fonoaudiólogo é realizado inividualmente ou em grupo.

São realizadas orientações às famílias e cuidadores dos usuários, visita às escolas nos casos de inclusão escolar, visitas domiciliares e encaminhamento aos médicos.
Além disso, o setor realiza orientações aos professores, monitores e equipe de cozinha, referente a alimentação dos usuários do núcleo educacional.

Atua em conjunto com a equipe multidisciplinar realizando estudos clínicos individuais e prestando orientações quanto a problemática educacional. Através do acompanhamento psicológico em grupo e individual, temos como objetivo estimular a socialização, integração e as relações afetivas dos pacientes visando melhor qualidade de vida.
Oferece o grupo de Acolhida aos pais recém chegados a Entidade para a reabilitação com o objetivo de dar suporte quanto a compreensão das limitações impostas pela lesão e suas implicações no cotidiano familiar.

DOE VOCÊ TAMBÉM